terça-feira, 25 de setembro de 2012

Feira semanal promove economia solidária em Palhoça

Agricultores oferecem produtos orgânicos, caseiros e artesanais nas manhãs de quarta-feira no Centro da Cidade

Nesta quarta-feira, dia 19, aconteceu pela segunda vez em Palhoça a Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária. A feira passa agora a ser realizada todas as quartas-feiras, das 07h30 às 11h30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palhoça, no Centro da Cidade. Nela são comercializados artesanatos, produtos orgânicos e pães, bolachas e queijos caseiros.
Os produtos vêm de cerca de 20 produtores do Município e sua produção obedece aos princípios da Economia Solidária, um movimento que promove o trabalho coletivo, sustentável e com autogerenciamento. Além de desenvolver a agricultura familiar, um dos objetivos da feira é dar visibilidade ao conceito de economia solidária, uma ideia apoiada pelo Ministério do Trabalho e Emprego que acompanha de perto esses produtores.
O grupo sabe que precisar divulgar para que as pessoas compareçam à feira: “Em Palhoça não existe o costume de comprar em feira. Vai custar para incutir o hábito. Mas, as pessoas têm que valorizar o que é nosso, privilegiar a economia local. Tem muita coisa boa que é produzida na nossa Cidade”, opina um dos participantes.
“Os produtos também não são comuns, então sabemos que não atraem todo tipo de público. Ele é mais voltado para o consumidor consciente”, afirma a representante da Superintendência Regional de Trabalho, Cristina Collaço.
Palhoça tem crescido na produção no formato da economia solidária. Tanto, que a cidade terá dois representantes na 5ª Plenária Nacional de Economia Solidária, que acontecerá em Brasília no próximo mês.
Fórum municipal
Na primeira quarta-feira de cada mês, às 10h, também na sede do sindicato, acontece o Fórum Municipal de Economia Solidária, cujo objetivo é informar a respeito dessa forma de produção e consumo consciente. O Fórum é aberto ao público, especialmente a quem já empreende ou quer empreender.
O conceito de economia solidária existe no mundo inteiro, e está sendo desenvolvido em Palhoça há três anos. Até o mês passado, no entanto, os produtos eram expostos e comercializados fora do Município ou em eventos.
Além dos produtos orgânicos, artesanais e caseiros, a economia solidária é uma forma de produção que também pode ser aplicada ao ramo cultural e de serviços.
O que é economia solidária?
Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano, e não do capital.
Sua base é a autogestão, que dispensa a figura de chefia para promover o associativismo e a cooperação.
“É a reunião para trabalho ou comercialização, com uma nova visão de coletividade, não capitalista. É a comercialização de forma democrática, participativa”, explica a conselheira estadual Genesi Duarte.
A economia solidária também propõe a reflexão a respeito do consumo responsável. Com a produção e o consumo sustentáveis, a economia solidária, segundo Cristina Collaço, é vista como uma estratégia de erradicação da miséria: “Serve para levantar, oficializar e formar, por exemplo, grupos informais em bairros pobres que, sem saber, já aplicam alguns desses princípios. É o caso dos catadores”, explica.
Conheça a feira
Endereço: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palhoça
Rua Antônio Berlamino da Silva, 74 (rua do Parque Ecológico)
Informações: 3242-1196

Cerca de 20 produtores do Município participam do movimento de economia solidária
Texto: Maria Júlia Manzi  20/9/2012 11:58:00 palhocense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário